Sobre o curso de Graduação em Arquivologia

O curso de graduação em Arquivologia está vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e é ministrado no campus universitário de Goiabeiras, Vitória, no período noturno (das 18h às 22h). O curso possui uma carga horária total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, com duração sugerida de 4 anos (8 períodos). O curso de Arquivologia busca a formação do arquivista como gestor de processos documentais, apto a trabalhar as soluções de tratamento funcional da documentação, atendendo às demandas administrativas e técnico-científicas de instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, além de assessorar em pesquisa científica, jurídica, administrativa e técnica, bem como em condição de dominar e acompanhar a evolução das tecnologias da informação, com vistas à implementação de sistemas de informação.

Objetivo geral: formar recursos humanos para suprir as necessidades do mercado de trabalho na área de Arquivologia. Dentre os objetivos específicos estão: construir condições para que sejam implantados, em nossa realidade política e administrativa, projetos de sistemas de informação arquivística viáveis e adequados; contribuir para a maior competitividade das empresas espírito-santenses; garantir acesso às exigências legais de testemunho; e facilitar a preservação dos registros e expressões da vida cultural e intelectual espírito-santense através de formatos tradicionais e digitais.

Perfil do profissional: Os egressos do curso de graduação em Arquivologia da UFES devem, ao final do curso, estar preparados para interagir na sociedade como arquivistas e cidadãos, que eticamente devam estar compromissados com a preservação da memória histórica e cultural da nação e com a gestão adequada da informação arquivística, seja na dimensão empresarial ou social.
Devem também ter consciência clara do terceiro e atual marco da Arquivologia, qual seja o de incorporar os conceitos de informação orgânica registrada como objeto da área e de gestão da informação, resultante das novas tecnologias de informação.

Carreira: Forma profissional capaz de gerenciar as informações registradas em documentos, no tocante à sua produção, acesso e guarda, planejando, supervisionando e coordenando Sistemas de Gestão da Informação em diferentes contextos organizacionais e sociais, com um perfil adequado para elaborar metodologias para o uso efetivo de novas tecnologias.
O profissional arquivista atua em empresas públicas e privadas, sendo capaz de interpretar e interagir com as diversas realidades organizacionais, no sentido de tratar e dar acesso às informações. Em arquivos públicos atua dando suporte à pesquisa histórica para a reconstituição da memória social.