VII Seminário em Arquivologia da UFES.

Trata-se de proposta para realização de evento com convidados capixabas e nacionais, destinado a discutir experiências de pesquisa relativas a gestão documental, patrimônio e entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. O evento irá congregar pesquisadores do Grupo de Pesquisa “Archivum: Sociedade, Informação e Cultura”, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), da graduação de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com pesquisadores capixabas e nacionais voltados para a temática. O foco previsto relaciona-se ao reconhecimento inicial do objeto “documento de arquivo” digital em suas dimensões essenciais.

O foco previsto relaciona-se ao reconhecimento inicial do objeto “documento de arquivo” em suas dimensões essenciais. Voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes universitários que desejam adquirir e trocar experiências acerca do tema, o evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2023, de forma presencial, a ser realizado no auditório “Manoel Vereza”, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. Para esse evento, serão disponibilizadas 220 (duzentas) vagas, com inscrições on-line e certificado digital de participação a ser emitida pela organização do evento, de forma gratuita, sendo que será solicitado a doação de 1kg de alimento não perecível que serão doados a colaboradores de empresas terceirizadas do CCJE, em caso de excedentes a Direção do Centro irá destinar os alimentos a instituição de atendimento social a ser escolhido no pós evento.

O evento tem como foco a questão da Política de Gestão e Preservação de Documentos Digitais no que se refere a implementação da gestão e preservação de documentos, dados e informações digitais, sejam eles nato-digitais ou digitalizados, sempre pensando em como manter a autenticidade, integridade, confidencialidade e confiabilidade do documento de arquivo ao longo do tempo. Além disso, o debate pretende fomentar a produção acadêmica e científica da área e um diálogo entre estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e empresas do Espírito Santo de do Brasil. Esperamos que o seminário aborde, de maneira interdisciplinar e acessível, a questão do documento digital, importante não só para acadêmicos, mas para toda a sociedade.

Link do evento: https://arquivologiaufes2023.blogspot.com/

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.