Proged celebra 20 anos com evento sobre Gestão de Documentos

Encontro será realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, e reunirá especialistas do Espírito
Santo e do Brasil.

O Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do
Espírito Santo (Proged) anuncia a abertura das inscrições para o evento “Proged: 20
anos de transformação e história”, que acontece no próximo dia 9 de outubro (quinta-
feira), a partir das 8 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A participação é gratuita,
mediante cadastro no link: https://forms.gle/T7kRRf5cDwJtaKjp9.

O encontro reunirá especialistas do Espírito Santo e de diversas regiões do país em
painéis temáticos, que abordarão os principais avanços e desafios da gestão
documental. Entre os temas que estarão em debate, destacam-se os 20 anos do
Proged, a gestão de documentos e a proteção de dados e a preservação de
documentos digitais.

Segundo os organizadores, mais do que um espaço de atualização profissional, a
atividade pretende estimular o diálogo e a troca de experiências, promovendo a
disseminação de conhecimentos, inovações e novas tecnologias. A iniciativa
representa também uma oportunidade de reflexão sobre o papel estratégico da gestão
documental para o fortalecimento da administração pública e dos estudos acadêmicos.
O evento será realizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES),
pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito
Santo (Prodest), pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e pela
Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Confira a programação:

8h – Recepção dos participantes
8h30 - Abertura
9h - Apresentação Cultural

PAINEL I - Proged: 20 anos de história
9h30 - Proged: Histórico, Evolução, Indicadores e Perspectivas.
10h40 - Mesa redonda: A Evolução Tecnológica dos Sistemas de Gestão de
Documentos do Governo do Estado (Linha do Tempo).
11h20 - Mesa redonda: A importância da Gestão de Documentos para o Controle
Interno e Externo da Administração Pública Estadual.

PAINEL II- Gestão de documentos e Proteção de dados
14h10 - Mesa redonda: O impacto da LGPD na gestão de documentos.

PAINEL III - Gestão e Preservação de Documentos Digitais

14h40h - Apresentação do modelo de diagnóstico (Diagnoses: Projeto Preservação
Digital Sistêmica - PDS).
15h20 - Gestão e Preservação de Documentos Digitais: reflexões teóricas e
aplicações práticas.
16h – Encerramento.
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao [at] ape.es.gov.br

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910