Professores da UFES e arquivistas do APEES participam do XV Congresso de Arquivologia do Mercosul, na Bolívia
Os professores do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Dr. André Marverdes, Dra. Diana Vilas Boas Souto Aleixo e Dra. Tânia Barbosa Salles Gava, juntamente com os arquivistas Michel Caldeira de Souza e Erick Luiz do Valle Lope, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), participaram do XV Congresso de Arquivologia do Mercosul (CAM), realizado em La Paz, Bolívia, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2025.
O evento teve como tema “Arquivos, acesso à informação e cidadania: reflexões aos 200 anos da independência latino-americana” e reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países da América Latina. Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos — descrição arquivística, tecnologias emergentes, inteligência artificial e história da Arquivologia latino-americana, sendo este último o de maior destaque.
Durante o congresso, os representantes capixabas apresentaram trabalhos que abordaram temas relevantes para a Arquivologia contemporânea. Entre eles, estudos sobre preservação digital sistêmica, o uso do software AtoM na descrição de acervos fotográficos e comunitários, a formação profissional na era da transformação digital — com destaque para a experiência do curso de Especialização “Transformação Digital em Gestão Documental” da Superintendência de Educação a Distância (Sead/UFES) —, além de uma análise sobre o uso da inteligência artificial em contextos arquivísticos.
O Congresso reafirmou a importância do diálogo entre pesquisadores e profissionais da Arquivologia latino-americana em torno do acesso à informação, da cidadania e da preservação do patrimônio documental.
A participação dos professores da UFES e dos arquivistas do APEES no XV CAM reforça o compromisso das instituições com a internacionalização, o intercâmbio científico e o fortalecimento da pesquisa e da prática arquivística, consolidando o Espírito Santo como referência na produção de conhecimento na área.
Ficou definido que o próximo Congresso de Arquivologia do Mercosul será realizado em Buenos Aires, Argentina, em 2027.