Atuação Profissional

O bacharel em Arquivologia, também chamado no estrangeiro por archivist, archival scientist, e record manager, é reconhecido legalmente pelo termo “arquivista” e tem sido considerado um profissional da informação responsável pelos documentos arquivísticos, pela gestão documental, e por processos atinentes ao setor de arquivo ou instituições arquivísticas. O arquivista pode executar as seguintes atividades:

Planejamento, organização e direção de produtos e serviços de Arquivos; Planejamento, orientação e acompanhamento de processos jurídicos, administrativos, informacionais e documentais; Planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies e dos tipos documentais e participação no planejamento da produção de novos documentos e no controle de fotocópias; Planejamento, organização e direção de serviços ou de centros de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; Planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos; Orientação do planejamento da informatização aplicada aos arquivos; Orientação quanto à classificação, ao arranjo e à descrição de documentos; Orientação quanto aos procedimentos de avaliação e de seleção de documentos, para fins de preservação ou de descarte; Promoção de medidas necessárias à preservação de documentos; Elaboração de pareceres sobre demandas associadas aos arquivos; (Ampliação de atribuições com base na Lei n. 6.546/1978)

Além disto, este profissional pode desenvolver: Estudos críticos sobre e a partir dos documentos para exames periciais; Apoio à pesquisa científica e aos encaminhamentos investigativos ou de litígio/contencioso jurídico. Atendimento de usuários (modalidade presencial e online); Gestão de Protocolos e Arquivos Setoriais; Assessoria na elaboração, implantação, execução e monitoramento/controle/avaliação de políticas de gestão de arquivos; Assessoria jurídica para o cumprimento da legislação arquivística, direito informacional e direitos culturais. Apoio à implantação de arquivos (setoriais ou municipais, por exemplo); Assessoria na elaboração, implantação, execução e monitoramento/controle/avaliação de normas e regulamentos internos que dizem respeito à matéria arquivística; Prestação de serviços de arquivoconomia (cálculo estrutural de arquivos, dimensionamento do acervo demais operações referentes aos arquivos): guarda, cálculos e metrologia de arquivos; Apoio na infologística pelo mapeamento topográfico, Controles semiautomáticos, Suporte em transformação digital, Gestão da Informação; Assessoria na elaboração, implantação, execução e monitoramento/controle/avaliação de documentos de arquivo; Outras atividades arquivísticas no âmbito profissional constam na Tabela I da aba “O que é Arquivologia?”

Dentre os campos de atuação destacam-se: a) Arquivos de organizações sem fins lucrativos – arquivos de cooperativas, arquivos de institutos, arquivos de fundações, arquivos de instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest); museus privados, bibliotecas privadas, arquivos privados, arquivos de associações, centros de documentação e arquivos setoriais; b) Arquivos de empresas privadas –  centros de memória e/ou documentação, arquivos setoriais ou departamentos similares, empresas de digitalização, empresas de guarda de documentos, empresas de offshore e terceirização de serviços de arquivo, empresas de gestão documental, escritórios de advocacia, empresas de médio e grande porte com ingresso mediante ao programa trainee, recrutamento e seleção;  c) Arquivos de empreendimentos –   arquivos de Startup com possibilidade de Parcerias Público Privadas (inclusive com a UFES), empreendimento de serviços de consultoria, de auditoria, de certificação, de digitalização e outros serviços arquivísticos; arquivos de holdings familiares ou empresariais; d) Arquivos públicos –  arquivos dos três poderes tanto na esfera estadual quanto na federal, arquivos de prefeituras e câmaras; arquivos policiais, arquivos militares; arquivos das Forças Armadas, dentre outros.

Fonte: Aldabalde, T. V. Possibilidades de atuação do profissional arquivista no marcado de trabalho. Excerto de manuscrito não submetido e não publicado, Vitória, 2017.


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